27 de set de 2012

7 motivos que provam que andar de ônibus faz bem ao seu caráter


Navegando pela net achei esse texto fantástico sobre algo que é comum na vida de boa parte dos brasileiros: O Ônibus! Confira:

Não confie completamente em uma pessoa que nunca andou de ônibus. Não importa se hoje você tem um Camaro Amarelo (e é doce doce doce), se você já andou de ônibus em uma fase de sua vida, você não é a mesma pessoa. Digo mais: ainda que você tenha condições de comprar um Porsche para o seu filho quando ele fizer 18 anos, permita que ele passe ainda que poucos meses andando de ‘busão’. É que, para mim, este meio de transporte forma nosso caráter como chinelada nenhuma consegue fazer. Explico nos pontos seguintes.

1) Paciência

Tudo começa no processo de espera. Você se vê encostado na parada de ônibus esperando pela boa vontade do mesmo. Você até já decorou o horário que o “seu” ônibus passa. Mas se o motorista resolver pisar forte no acelerador e passar 3 minutos antes, só resta a você esperar mais 45 minutos pelo próximo.

2) Lidar com a humilhação


Vem ao longe o ônibus. Você reconhece no letreiro luminoso que é o SEU ônibus. Seu coração acelera. Você corre atrás dele como o Super Mario corre atrás da Princesa. Ele se aproxima e você percebe que o condutor não diminuiu a velocidade. Por algum motivo, o motorista passou direto com direito a um sorriso maroto, apontando para um suposto ônibus que vem atrás. Você fica com cara de tacho e a mão apontando para o nada.

3) Respeito às diferenças


Quando o “ônibus de trás” finalmente chega após 23 minutos, é claro que ele estará parcial ou totalmente lotado. Você se depara com um misto de sons e batuques, pessoas do Manassés pedindo doação, menino vendendo balinha e o cobrador com o humor pior do que o de um siri na lata. Você toca, ainda que não queira, pessoas que você jamais tocaria na zona de conforto de seu carro. Você é obrigado a lidar com gente diferente, sentar ao lado delas e até puxar assunto sobre “como o tempo hoje está quente”. Enfim: você deixa de lado seu ego e deixa de tanta frescura.

4) Altruísmo

Ainda que contra sua própria vontade, as Leis da Ética de Ônibus™ ‏dizem que você deve ceder seu lugar aos mais velhos e se oferecer para segurar os livros do estudante de ensino médio do cabelo esquisito que está em pé ao seu lado. Resumindo: você aprende NA MARRA a ser gente boa.

5) Capacidade cognitiva e filosófica


Janela de ônibus é praticamente a janela de sua alma. Não existe um lugar melhor para refletir sobre sua vida e colocar os pensamentos em ordem. Nem seu travesseiro; nem montes no Himalaia. Você acaba encontrando soluções para seus problemas, resolvendo cálculos complexos e tendo a ideia que faltou naquele brainstorm da reunião. Ou seja, de certa forma você se torna mais inteligente.

6) Educação


É no ônibus que você coloca em prática as palavras mágicas que sua mãe ensinou: “obrigado” (para o motorista, na hora de descer), “por favor” (a Deus, para que seu ônibus não demore tanto – todo dia peço isso a Ele) e principalmente o “COM LICENÇA” (por motivos óbvios). Ou seja: 1 ano de estágio probatório pegando ônibus e você se torna um gentleman ou uma lady.

7) Histórias para contar pros netos


Quem nunca passou por situações exóticas, engraçadas e inusitadas em ônibus? Quem nunca pegou o ônibus errado e foi parar em uma boca de fumo? (eu já!) Quem nunca ia descendo do ônibus e só na escadinha disse: “eita, esqueci de pagar! Perae moço!” (eu já) Quem nunca já sentou ao lado de uma senhora que foi com sua cara e resolveu te aconselhar com muita sabedoria? (eu já…)

Texto de Fernanda Paiva

O que você achou?

9 comentários:

  1. Bom texto. Muito interessante. Gostei. Ande de ônibus e é assim mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Nunca tinha parado pra pensar nisso

    Linkicha - Agregando ótimos links! www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  3. É bom ver o lado positivo de algo que todos os dias fazem parte da sua vida.
    Porém, parece que só existe educação dentro do ônibus. O ruim é a falta de educação ao subir nele na hora do rush, pois o empurra-empurra pra entrar na frente de todos e conseguir um lugar pra sentar me deixa desanimado... Sempre perco de 40 à 55 minutos no ponto de ônibus até ele ficar mais vazio.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, fazia algum tempo que não linha um texto tão irreverente e coeso,
    Hoje ando com meu próprio carro e sou um empresáio, mas já andei de ônibus, acredite após ler seu texto me deu vontade de andar de ônibus novamente, para relembrar alguns conceitos que infelizmente eu já esqueci...
    parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Tenho carro e moto, mas nos últimos meses estou indo trabalhar de ônibus, pois estava me estressando tanto no transito, que chegava no trabalho e na volta pra casa com um humor infernal. Mas, meu horário é diferenciado, e nunca pego onibus lotado, nem na ida nem na volta, posso ir escutando uma boa música, ou acessando a internet, enfim meu humor melhorou 100%. Fora a economia em combustível e estacionamento. O texto é ótimo!

    ResponderExcluir
  6. kkk a última é a melhor, lembrei quando estava no ônibus com a minha amiga, ela tinha acabado de passar na catraca e eu estava logo atras, o ônibus fez a curva ela rodou na barra q segurava deu uma volta e caiu deitada no banco kkkkkkkkk sorte q o ônibus estava vazio. O pior foi comigo eu estava com uma sandália q escorregava e o busão lotado estava de pé, o ônibus fez a curva eu não me segurei direito e caí sentada no colo de um velhinho kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Prefiro fazer mal ao meu caráter no ar condicionado de uma lamborghini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o autor deste post foi bastante hipócrita, e só tentou ver essa situação péssima por um lado bom, se é que esse lado existe.
      Sofrer humilhação não é nada legal, muito menos diante de outras pessoas, ficar esperando plantado ali também não é bom porque você vai se atrasar nos seus compromissos. E respeito as diferenças? Que diferenças? Todos nós sabemos que 90% dos usuários dos ônibus no Brasil são da Classe C, então que pessoa com condições de ter um carro (Classe B ou A), ou optar por outro meio de transporte, vai querer andar de ônibus?
      Convenhamos: Ninguém fica pensando em como a vida é bela dentro de um ônibus. Se fosse bela, você estaria numa cobertura no Leblon andando de ferrari com um motorista, e não dentro do "busão" pra ir trabalhar e ganhar aquilo que você mesmo chama de mixaria, na maioria das vezes. E, acrescento que situações inusitadas e de desconforto como parar em uma boca de fumo, não são agradáveis, a não ser que você queira drogas ou a morte.
      Por fim, a única coisa que concordo é com Altruísmo, mas que também vai além de ônibus, como em situações em geral.

      Excluir
  8. Ei Fernanda, tive que copiar seu post hoje, vc esqueceu de acrescentar no ultimo, quem nunca caiu ao descer ou subir no ônibus ??? Eu já

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...