1 de out de 2012

Desabafo: O pior show que eu já fui na minha vida!

Sempre fui (e ainda sou) defensor da ideia de eventos músicas com bandas e grupos evangélicos voltados para o público jovem, até porque isso teve grande contribuição para minha conversão. Já fui muito para shows e eventos aqui em Salvador, no entanto nos últimos tempos estavam meio escassos. Pensando nisso quando soube da realização de um grande evento que contaria com várias bandas e cantores gospel  me animei e resolvi ir. Me animei tanto que até convidei várias pessoas no Facebook

Bom, eu já sabia que nesses eventos em que vários artistas se apresentam a gente acaba tendo que assistir aquela banda ou artista que não somos muito chegados, mas estava disposto pois algumas bandas valia à pena esperar para assistir. Até aí tudo bem... o evento seria realizado numa sexta e num sábado e eu achei que ir no sábado era mais conveniente. Juntei um pessoal e fomos na maior expectativa para esse tal Mega Evento. O show estava marcado para as 18h e dado ao grande número de bandas achamos que era melhor irmos no horário de início. Fomos! Chegando lá (às 18h15) começou a decepção e mal sabia eu que aquilo ia se tornar no Pior Show que eu já fui em minha vida: de começo tivemos que esperar 2 horas e meia para primeira banda tocar, que foi o espetacular cantor Nengo Vieira que teve que se virar para poder tocar seu reggae numa estrutura em que os técnicos de sonorização não conseguiam se encontrar. Até a espera apesar de dura foi compreensível. 


Bom... após Nengo Vieira se apresentar, um som conhecido de Funk começou a tocar em outro local do evento... era a famigerada Tenda Eletrônica, que nos  intervalos entre as bandas estava com a missão de "distrair" o público e para isso tocava umas versões de funks seculares como o "se ela dança eu danço". Como não me atraiu nem um pouco essa ideia da tenda eu não tenho muito o que falar dela, pois nem lá eu pisei. Enquanto muitos estavam literalmente distraídos com a tenda  eu amargava uma longa espera para o próxima banda que só entraria às 23hs! Minhas pernas a essa altura não imaginavam o quanto mais elas iriam sofrer. 

As duas grandes atrações da noite seriam o menino Jotta A e o Rapper Pregador Luo. Eu pessoalmente fui ao show por gostar de Nengo Vieira e de Luo e já previa que Luo fosse o último a tocar, mas com passar do tempo fui ficando muito preocupado e irritado com a "organização" do show. Até por volta de 2 horas da manhã (horário que eu pensei que o show terminaria) só metade das bandas tinham tocado. Pra resumir a história o Pregador Luo foi subir ao palco às 5 horas da manhã de domingo!!!! Ninguém tinha mais um pingo de energia para curtir o show! Queria pular, cantar, mas a dor nas penas após praticamente 12 horas de espera de show não deixava. Simplesmente um absurdo!! No entanto esse não foi o maior absurdo do show. O maior absurdo mesmo foi quando Organizador-Mor do Evento pediu a palavra para dar um  "testemunho" para a multidão do evento. Ele iniciou relatando que uma grande perseguição quase impedira que aquele evento fosse realizado, pois dias antes a administração do local não permitiu a entrada da equipe de montagem da estrutura alegando algum tipo de embargo. Nessa hora ele afirmou que se revoltou assim como Davi frente a Golias e chegou para o responsável que impedira sua entrada e disse a seguinte frase: 

"Ou vocês abrem essa Desgraça ou eu vou invadir com 20 homens armados"

Perdoem a transcrição do palavrão, mas foi isso que ouvimos lá naquele show, mesmo querendo justificar-se afirmando que o "desgraça" era a falta da graça,  pode-se perceber que tal palavra não tem tal sentido na frase dita. Algumas pessoas ficaram perplexas, outras aplaudiram dando glória à "Deus", outras (como eu) se encheram de revolta! Aliás isso foi uma experiência para que percebesse o quando o povo evangélico é manipulável, o quanto de bizarrices e aberrações existem nesse meio.

Só para que conste o nome do evento é o Clama Bahia, que por sinal é bastante inadequado para tal evento, visto que clamor lá foi inexistente.

Se eu fosse escrever aqui de forma detalhada todos os absurdos que ali eu vi, não seria mais um artigo, mas sim um livro. Então resolvi colocar algumas coisas em tópicos:

1 - Atraso do início do evento

2 - Equipe Técnica de sonorização se atrapalhando muito e dificultando o fluir e a qualidade sonora do show

3 - Péssima iluminação

4 - Atrasos absurdos para as trocas entre as bandas

5 - Tenda Eletrônica que fazia a gente passar vergonha

6 - Poucos banheiros para a quantidade de pessoas presentes, gerando filas enormes.

7 - Monopolização e pouca variedade dos serviços internos o que fez que o preço dos produtos ali vendidos (água, refrigerante) ficassem  super caros. Por isso estava acontecendo um verdadeiro tráfico de água no show. A água oficial do evento custava R$ 3,00 a garrafa de 300 ml, enquanto o "traficante de água" vendia uma garrafa de 500 ml por R$ 2,00.

8 - A enrolação dos animadores de platéia que tentavam disfarçar os atrasos do show (o pior é que infelizmente funcionava)

9 - Politicagem excessiva!

10 - A desconsideração total com o público, pois apesar de algumas vaias pelos atrasos, ninguém aparecia para justificar, só para enrolar mais e mais.

11 - A Bizarra frase do organizador do evento, que além de falar um dos palavrões mais pesados num evento evangélico e referir-se a uma ameaça que fez como um testemunho semelhante a Davi.

Para não dizer que só critiquei, meus elogios vão para as performances e a paciência de Nengo Vieira, Pregador Luo e Cassiane (que não gosto, mas tenho que reconhecer que foi muito bem). Na medida do possível ele conseguiram se apresentar e fizeram o valor do meu ingresso ter algum sentido.

Pessoal, estou contando isso aqui não para denegrir a imagem de ninguém, ou muito menos para ofender alguém (mesmo sabendo que isso é possível), mas para que venhamos refletir o que tem se tornado o meio evangélico no Brasil. Onde vamos para com isso? Eu não levaria um amigo meu não-cristão num show desse de jeito nenhum, pois me envergonharia! Não se deixem manipular! Não se tornem massa de manobras! Nós temos a mente de Cristo e a mente de Cristo não se deixa levar por essas coisas!

Fui para casa triste com que eu vi e fiquei perguntando a Deus o por quê disso tudo. Por enqunto minha revolta fica aqui registrada.

Paz! Oremos, mas não aceitemos!

O que você achou?

3 comentários:

  1. Me impressiono com o povo evangélico pela sua pouca criticidade. O que vi nesse show foi simplesmente pessoas manipuladas, nas poucas vezes que se posicionavam e cobravam que saíssemos do vácuo predominante, erram calados por mestres animadores de plateia!!!!! TERMINANDO NO SILÊNCIO! Infelizmente não foi " apenas" isso, se é que posso dizer que falta de formação critica e politizada é apenas. Mas de fato tivemos uma serie de outros absurdos, nunca tina ficado tanto tempo em pé, nem no trabalho!!!!!!!! Uma falta de respeito, uma falta de humanidade. Sim, humanidade, visto que as pessoas tem direito a pelo menos uma explicação, justificativa e não um " levanta a mão povo de DEus" como se fossem marionetes!!!! Em nenhum momento foi dada nenhuma justificativa por parte da produção para tamanho atraso!!!!!!!!!!

    Fico triste! Envergonhada!É melhor fazer um evento pequeno de qualidade do que um evento deste porte, desta maneira e dizer que Foi o melhor"

    Lamento muito ter ido!!!!!!!!!!!!!!!
    Muitíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Não quero me identificar mas estava por dentro de boa parte do que aconteceu, o organizador Reinevaldo Silva conhecido como "Reizinho" deu várias pisadas na bola, se fossem falhas com fundos de boas intenções eu até o defenderia, mas no meu ponto de vista não foi isso que realmente aconteceu (reafirmo "no meu ponto de vista" o que não torna minhas afirmações únicas verdadeiras nem absolutas), se o "missionário" como organizador, houvesse cometido tais falhas mas estivesse focado (até hoje não sei qual é o foco de shows evangélicos com tanta secularidade envolvida) em algum objetivo que acrescentasse a proclamação da palavra e não de seu próprio "reinado" estaríamos sendo injustos, mas pelo visto ocorreu em maior parte das vezes o oposto, coitados dos: "artistas", do público, de uma outra galera que não posso citar, e da imagem cada vez mais deturbadas de nós que continuamos a patrocinar esses escárnios. Imaginem que a ideia do "Clama" é se expandir por todo Brasil já começando pelo Clama Sergipe, Clama Rondônia e por aí vai...

    Finalizo esse, torcendo para que o amado missionário reveja seus conceitos, tenha bom senso, domínio próprio (inclusive sobre o que fala), cumpra sua palavra tendo o sim como sim e o não como não, sendo justo, e continue com o foco inicial, inclusive anunciado em veículos midiáticos.

    Curti o site e acho que o que escandaliza é a ignorância, a verdade nunca deve ser vergonhosa e sim considerada como humildade.

    Graça e paz a todos os amados.

    Mente aberta meu povo, mente aberta!

    ResponderExcluir
  3. QUERIDOS A PAZ DO SENHOR A TODOS,
    PARABENS PELA INICIATIVA,POR QUE TEMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO. SE O POVO DE DEUS COMEÇAR A FAZER ISSO, A IGREJA DO SENHOR COMEÇARÁ A CRESCER COM MATURIDADE. PARABENIZO A NOSSA IRMÃ QUE TEVE ESSA INICIATIVA. E GOSTARIA DE DIZER, QUE NA SEXTA FEIRA, O MINISTERIO QUE ABRIU O CLAMA BAHIA ENTROU COM TODA UNÇÃO,É UM MINISTERIO DENOMINADO COMO BANDA DE IGREJA, atos de louvor e adoração. eles estavam no trio no sabado. Pra mim foi a melhor coisa que teve. O que a igreja de Jesus precisa, é isso, que adoremos ao Senhor em espirito e verdade. Quando eu estava no trio,"que foi bem melhor que tenda como ja foi dito" dançando e louvando ao senhor, a organização mandou para a musica pra poder arrumar o som do palco.O que me restou foi me juntar a vc, minha irmã e cansar as minhas perninhas tb.
    fiquem na paz!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...