1 de out de 2012

Os 10 maiores Megatemplos do mundo


Warren Bird, um missiólogo norte-americano da “Leadership Network”, montou um estudo sobre igrejas com mega-templos ao redor do mundo. A lista refere-se apenas às igrejas evangélicas, e se divide por continente e contou com a ajuda via internet de líderes cristãos de todo o mundo, e tem como objetivo retratar a situação dos evangélicos em cada região onde existam essas mega igrejas.

O critério usado por Warren Bird não utiliza dados de capacidade dos templos, mas sim nos relatos de frequência média dos cultos, levando em consideração todos os presentes, inclusive crianças. As igrejas que possuem mais de um templo e que os cultos são transmitidos por vídeo conferência a partir de um único ponto foram consideradas como uma única congregação.

Surpreende o fato de existirem mais de 1.600 igrejas com mega-templos nos Estados Unidos e mais de 1.000 em outras partes do mundo, segundo a lista divulgada com dados de 2011.

O material com a listagem dos mega-templos foi disponibilizado, e dados como localização, sites, nome do pastor, ano de fundação e denominação a que pertencem as igrejas, também podem ser consultados.

Mega-templos conhecidos, como a Willow Creek Community Church, em Chicago, e a Lakewood, do pastor Joel Osteen, foram deixadas de fora da lista das dez maiores igrejas por comportarem menos de 45 mil pessoas, número da décima colocada, a igreja pentecostal “Catedral Evangelica de Santiago”, no Chile.

A famosa igreja Hillsong foi considerada a maior da Oceania, com 21 mil membros. No Brasil, o maior mega-templo é o da Igreja Mundial do Poder de Deus, com capacidade projetada para 150 mil pessoas. A igreja não consta na lista pois foi inaugurada esse ano. A Igreja Universal do Reino de Deus está construindo um mega-templo em São Paulo, conhecido como Templo de Salomão.

Confira o TOP 10:


10º lugar - Catedral Evangélica de Chile – 45 mil por culto.



A igreja anteriormente, bem como a congregação, era chamada de Catedral Evangélica de Santiago, mas com a expansão e crescimento, se tornou Catedral Evangélica do Chile. Foi fundada em 1964, e hoje tem como presidente o bispo Eduardo Durán Castro, mantendo a doutrina metodista pentecostal. As reuniões dominicais tem média de 45 mil pessoas por culto.

9° lugar -  Nambu Full Gospel – 50 mil por culto.

Essa igreja fica em Anyang, Coréia do Sul. É uma igreja muito reservada, não foi revelado o nome do atual líder e eu não foi encontrado informações e nem fotos na internet a respeito desse templo. Mas segundo a pesquisa, ela é 9° das maiores igrejas do mundo.8°

8º lugar - New Life – 50 mil por culto.





Essa igreja fica em Mumbai, na Índia (não encontrei foto melhor). Seu fundador foi o Rev. Dr. S. Joseph em 1975. Levando consigo uma doutrina evangélica neocarismatica e com a visão de igreja em celulas, Joseph anseia alcançar até 2020, 1 milhão e meio de adeptos em 15 mil grupos de células, e colher 1.500 igrejas.


7° lugar - Yeshu Darbar – 50 mil por culto.



Yeshu Darbar (“Tribunal de Jesus”) é a maior congregação cristã da Índia. Uma das poucas a resistir as perseguições hinduístas. É reunido todos os domingos cerca de 50 mil membros nesse local aberto que é semelhante a um galpão. Seu fundador é o Rev. Dr. Rajendra B. Lal (foto) que ao longo dos anos e apoderado do Espirito Santo realizou muitas libertações, curas e milagres á frente dessa igreja. Hoje, a igreja é proprietária de uma universidade agrícola com ensinos evangélicos.


6° lugar - Living Faith – 50 mil por culto.



Também conhecido como Tabernáculo da Fé, tem capacidade para 50 mil pessoas dentro, e 250 mil fora (É possível ver o culto de fora, é aberto, e são poucas colunas). Segundo o estudo, ele é apenas a sexta maiores igrejas do mundo em termos de frequência de fiéis mas foi reconhecido pelo Guinness Book como a maior igreja de auditório do mundo. Foi fundado em 1998 por David Olaniyi Oyedepo, um admirado e influente pregador da Nigéria. No ano de 2011 foi apontado pela revista Forbes como o pastor mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em US $150 milhões.

5° lugar - Pyungkang cheil - 60 mil por culto.


O quinto lugar das maiores igrejas do mundo é Pyungkang Cheil, uma igreja presbiteriana em Seul, Coréia do Sul, foi fundado por seu pastor Rev. Abraham Park Yoon-Sik. Além desse templo, Abraham mantém um museu próximo a igreja, com mais de 2 mil artefatos históricos do Egito e Oriente médio.

4° lugar -  Mision Carismática Internacional -60 mil por culto.


Essa igreja se iniciou em 1983, em célula com 8 pessoas, entre elas o fundadores César e Claudia Castellanos em Bogotá, na Colômbia. Hoje a igreja tem representações em mais de 40 países e mais de 200.000 membros. Conseguem unir uma média de 60 mil fiéis por culto.


3° lugar -  Faith Cruch – 60 mil por culto.


A “Faith Church” (Igreja Fé) é o maior templo da Hungria, em Budapeste. É presidida pelo pastor Sandor Németh desde 1979. É uma das maiores congregações da Europa com média de 60.000 pessoas por culto, alem das transmissões dominicais do culto na TV. O templo chama a atenção por parecer um palco de auditório mas tem agrado o publico, pois é a 4° igreja mais apoiada do pais.

2° lugar - Deeper Christian Life Ministry – 75 mil por culto.


Essa igreja pentecostal fica em Lagos (Nigéria), e é presidida pelo seu fundador Willian Kumuiy desde 1973. Hoje a igreja possui cerca de 150 mil membros, mas em toda a Nigéria, eles plantaram mais de 5.000 templos, oque totaliza mais de 800.000 membros.

1° lugar - Yoido Full Gospel – média de 230 mil por culto.


A maior igreja do mundo fica na Coréia do Sul e foi fundada em 1958 por David Yonggi Cho, que a dirige até os dias atuais. Acredita-se que a igreja tem 1 milhão de membros, assim divido em vários cultos tem-se uma frequência média de 230 mil pessoas. Foi comprovado que é a maior congregação pentecostal do mundo. Sua denominação é a Assembléia de Deus.


Vi em: Top 10 +

O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...