9 de nov de 2012

10 dicas para você cuidar de sua voz

Algumas pessoas passam horas na academia ou batendo na calçada para manter seu corpo em forma. Mas, além de cantores e atores, quem se preocupa com a voz?

Você talvez ache desnecessário, mas deveria se preocupar, pois "a sua voz é o seu embaixador para o mundo exterior", afirma o pesquisador Norman Hogikyan, que diz mais:  "Ela retrata sua personalidade e emoções. Pessoas fazem avaliações sobre você com base em sua voz, por isso é muito importante quando você está falando ou cantando parar para pensar sobre o que as pessoas estão realmente ouvindo. Problemas com a sua voz também podem ter um tremendo impacto sobre sua vida."

Confira 10 valiosas dicas para você cuidar de sua voz:

1. Hidrate-se


Beba água para manter seu corpo bem hidratado e evite álcool e cafeína. Suas cordas vocais vibram muito rápido, e ter um balanço hídrico adequado ajuda a mantê-las lubrificadas. Importante: Os alimentos que contêm grandes quantidades de água são excelentes. Por exemplo: maçã, pera, melancia, pêssego, melão, uva, ameixa, pimentão.

2. Descanse a sua voz


Permita-se ter vários "cochilos vocais" todos os dias, especialmente durante períodos de uso prolongado da voz. Por exemplo, os professores devem evitar falar durante os intervalos entre as aulas e encontrar maneiras tranquilas de passar a hora do almoço, em vez de falar em uma sala barulhenta com os colegas.

3. Não Fume


Não fume, ou se você ainda fuma, pare. Fumar aumenta consideravelmente o risco de câncer de garganta, e inalação de fumaça (fumo passivo) pode irritar as cordas vocais.

4. Não Abuse


Não abusar ou usar indevidamente a sua voz. Evite gritar e tente não falar alto em áreas ruidosas. Se a sua garganta está seca ou cansada, ou a sua voz está ficando rouca, reduza o uso da voz. A rouquidão é um sinal de que suas cordas vocais estão irritadas.

5. Relaxe a garganta


Mantenha sua garganta e músculos do pescoço relaxados mesmo quando está  cantando notas altas ou baixas. Alguns cantores inclinam a cabeça para cima ao cantar notas altas e para baixo ao cantar notas baixas. Se não fizer isso, os músculos vocais podem ficar tensos e seu alcance vocal pode diminuir.

6. Cuidado como fala


Preste atenção em como você fala todos os dias. Mesmo artistas que têm bons hábitos de canto podem ter danos quando falam. Deve-se manter um bom fluxo de ar quando se fala.

7.  Diga não ao pigarro


Não pigarreie com muita freqüência. Quando você pigarreia é como se batesse suas cordas vocais em conjunto. Fazer isso em excesso pode prejudicá-las e torná-lo rouco. Quando sentir a irritação tente beber um gole de água ou engolir para saciar o desejo do pigarro. Se você sente que você tem pigarro constante, deve procurar um médico.

8. Quando estiver doente evite falar


Quando você está doente, poupe a sua voz. Não fale quando você está rouco devido a um resfriado ou infecção. Ouça o que a sua voz está lhe dizendo.

9. Não sobrecarregue sua voz


Quando você tem a falar publicamente, para grandes grupos ou ao ar livre, pense sobre o uso de amplificação para evitar esticar a sua voz.

10. Ambientes Úmidos


Umidificar a sua casa e local de trabalho. Lembre-se, umidade é bom para a voz.


O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...