16 de dez de 2012

Metade das pessoas não confiam em Pastores e Padres, aponta pesquisa


Um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas Gallup mostrou que somente 44% dos americanos têm “muita/bastante” confiança na “igreja ou religião organizada”. O relatório indica que a confiança na religião organizada tem diminuído desde a década de 1970. Esse último relatório apresenta uma queda em relação aos 46% de uma pesquisa similar feita em 2007.

Entre os pesquisados, os evangélicos foram os que apresentaram maior índice de confiança na igreja: 56% dos evangélicos afirmaram ter confiança nas instituições, contra 45% dos católicos.

Entre as 16 instituições pesquisadas, que incluiu escolas públicas, bancos, canais de televisão e o sistema de saúde, a Igreja/religião organizada ficou em quarto lugar.

Segundo os pesquisadores, “os escândalos sexuais envolvendo o clero e vários abusos têm afetado crescente ceticismo dos americanos em relação à igreja e à religião organizada”. Porém eles ressaltam que “o declínio na confiança não indica, necessariamente, um declínio no apego pessoal à religião”, segundo o Folha Gospel.

Os resultados mostraram ainda que, para 54% da população, a religião é “muito importante” em suas vidas, número que se mantém estável desde o final da década de 1970. A baixa confiança nos líderes religiosos também foi mostrada pela pesquisa. Apenas 52% dos entrevistados deram notas altas para os sacerdotes.

Via 

O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...