18 de jan de 2013

7 razões para você não andar ansioso


O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações

Na Bíblia existe uma orientação muito clara que Jesus Cristo deixa para seus seguidores no que diz respeito a ansiedade e as preocupações. Essa orientação é bastante pertinente ainda mais no contexto sócio-cultural frenético e imediatista em que atualmente vivemos.

No Livro de Mateus, no capítulo 6 a partir do versículo 25 Jesus Cristo discorre sobre a ansiedade e dessa mensagem fantástica podemos retirar algumas lições:


1 - Os detalhes da sua vida podem ser confiados ao mesmo Deus que criou vida em você. ("Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Mateus 6:25)


2 - Preocupar-se com o futuro prejudica os esforços que você está dedicando ao presente. (Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Mateus 6:26)

3 - Preocupar-se é mais prejudicial do que útil. (Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Mateus 6:27)

4 - Deus não ignora aqueles que dependem dEle. (Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Mateus 6:26-30)

5 - A ansiedade demonstra falta de fé e de entendimento a respeito de Deus. (Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Mateus 6:31-32)

6 - A ansiedade nos impede de dar atenção aos verdadeiros desafios aos quais Deus deseja que nos dediquemos. (Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33)

7 - Viver um dia de cada vez evita que sejamos consumidos pela Ansiedade. (Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal. Mateus 6:34)


Além disso consideramos que:

a - A Ansiedade prejudica nossa Saúde;

b - A Ansiedade reduz nossa produtividade;

c - A Ansiedade afeta negativamente o modo como tratamos os outros;

d - A Ansiedade diminui nossa confiança em Deus;

É preciso esclarecer a diferença entre PLANEJAR e INQUIETAR-SE:

O Planejamento cuidadoso consiste em pensar sobre metas, métodos e programas, confiando na direção de Deus. Quando bem feito o planejamento pode ajudar a aliviar a Ansiedade.

A Inquietação é dominada pela Ansiedade e a pessoa se consome pelo temor e consideram difícil confiar em Deus, deixam que seus planos interfiram no seu relacionamento com Deus

Não deixe que a ansiedade e sua preocupação com o amanhã afete seu relacionamento com Deus hoje

Por Ded Jesus

Adaptado de: Minha Vida, BEAP

O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...