29 de jan de 2013

Onde Deus estava durante a tragédia em Santa Maria?


Usuários das redes sociais discutem o sentido da vida diante depois de incêndio.

Parece que grandes tragédias despertam o que as pessoas têm de melhor e de pior dentro de si. Enquanto os mortos na boate de Santa Maria iam sendo enterrados nas cidades de seus familiares, usuários das redes sociais mostravam diversas manifestações de indignação e revolta pelo ocorrido, mas com uma boa dose de julgamento e cobrança. 

O tema foi o mais discutido no Twitter e no Facebook nos últimos dias, com diferentes tipos de mensagens sendo reproduzidas centenas e algumas até milhares de vezes.

A revista Veja fez um apanhado das palavras mais usadas pelos internautas a comentar o caso. Mais de uma em cada quatro postagens traz a palavra “Deus”. Em seguido, “triste” (15%) e “família” (12%). Isso reflete que diante da tragédia, a maioria dos brasileiros ainda recorrem à religiosidade para tentar dar sentido a tudo isso e oferecer consolo. O quadro abaixo é uma “nuvem de tags”, que apresenta os termos mais citados:




Onde Estava Deus?

Ao mesmo tempo, muitas pessoas estavam do lado oposto, questionando onde estava Deus durante a tragédia. Na tentativa de oferecer uma resposta, João Francisco Rogowski postou um texto no Twitter, que foi bastante debatido.

"Há pessoas perguntando onde estava Deus quando tudo aconteceu em Santa Maria? Poluímos os rios e os mares e quando vêm as enchentes e pessoas morrem perguntamos: onde Deus estava naquela hora? As pessoas se esquecem que Deus deu a todos o livre arbítrio que, quando mal usado resulta em consequências funestas. Até mesmo Lúcifer, que era a “estrela da manhã, filha da alva” escolheu rebelar-se e caiu do céu (Isaías 14:12). Deus não tem nada a ver com a tragédia de Santa Maria, mais provável é que a causa esteja na corrupção e na culpa in omittendo das autoridades e na ganância de empresários, práticas antigas e bem conhecidas conforme relatado na Bíblia: “No meio de ti, aceitam subornos para se derramar sangue; usura e lucros tomaste, extorquindo-o; exploraste o teu próximo com extorsão; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. Eis que bato as minhas palmas com furor contra a exploração que praticaste e por causa da tua culpa de sangue, que há no meio de ti.” (Ezequiel 22:12-13). Oremos pelas famílias enlutadas!”, assinou o advogado e comunicador.

G. Prime, Nova Pauta, Veja

O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...