24 de fev de 2013

Cardeal é denunciado por "relacionamento inapropriado" com padre


Um cardeal da Grã-Bretanha que irá participar do conclave para eleger o novo papa após a renúncia de Bento XVI está sendo acusado de ter realizado "atos inapropriados" com três padres e um ex-padre na Escócia. De acordo com o jornal The Guardian, o Vaticano confirmou neste domingo (24) que recebeu as quatro alegações escritas sobre o caso. "O papa foi informado sobre o problema e a questão está em suas mãos agora", declarou um porta-voz do Vaticano.

O cardeal Keith O'Brien é líder da Igreja Católica na Escócia e tem sua aposentadoria programada para meados de março, após o conclave. Apesar disso, os responsáveis pela acusação exigem a resignação imediata de O'Brien por causa dos atos que teriam sido cometidos na década de 80. Um dos padres, inclusive, afirma que o cardeal desenvolveu um relacionamento inapropriado com ele, o que resultou na necessidade de aconselhamento psicológico durante um longo período.

O'Brien é um notável oponente dos direitos dos gays, condenando a homossexualidade e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. De acordo com o The Guardian, recentemente ele também declarou que casamentos gays seriam "danosos para o bem-estar físico, mental e espiritual para os envolvidos".

As denúncias foram feitas uma semana antes da divulgação da renúncia do papa Bento XVI e os padres envolvidos acreditam que, com o conclave, é possível que a Igreja Católica não trate completamente os problemas relatados. "Ela tende a esconder e proteger o sistema a qualquer custo", declarou um dos reclamantes ao jornal The Guardian, "A igreja é bela, mas existe um lado negro e isso tem a ver com impunidade".

O Vaticano teve que lidar com mais uma questão polêmica ao rejeitar as acusações de um jornal italiano que afirmava que a renúncia do papa Bento XVI foi motivada pela descoberta de um esquema de "lobby gay" na Igreja Católica.

O que você achou?

1 comentários:

  1. Jesus estar voltando e é necessário que a conheça tudo o que estar escrito na bíblia.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...