28 de mai de 2013

As 10 pessoas mais inteligentes do mundo


O que é ser inteligente? Ler bastante? Ser culto? Saber o que anda acontecendo no mundo? Conhecer equações enormes? Resolver contas altas de cabeça? O debate sobre as pessoas mais inteligentes do mundo é extenso – como definir isso? Pelo QI? Pelas realizações?

Quão inteligente é inteligente?

50% das pessoas têm um QI entre 90 e 110
2,5% das pessoas são superiores em inteligência, com QI acima de 130
0,5% das pessoas são gênios (ou quase isso), com QI acima de 140
2,5% das pessoas são deficientes mentais ou debilitadas, com QI abaixo de 70

Apesar de ser difícil decidir definitivamente quem são as 10 pessoas mais inteligentes do mundo, estas 10 certamente merecem estar na lista. Confira:

1. Stephen W. Hawking


Idade: 71 anos
QI: 160

Hawking é famoso por suas pesquisas inovadoras em física teórica, além de ser o autor de diversos livros que nos ajudam a entender melhor o universo. Com 7 best-sellers e 14 prêmios de reconhecimento, Hawking é um consagrado cientista mesmo sofrendo de uma doença degenerativa (esclerose lateral amiotrófica).

2. Kim Ung-Yong


Idade: 51 anos
QI: 210

“Criança prodígio” não chega perto de descrever Kim Ung-Yong. O Livro Guinness de Recordes Mundiais o lista como a pessoa com o maior QI confirmado do mundo. Com dois anos de idade ele já falava quatro línguas, e com quatro estava frequentando aulas universitárias. Como se isso não fosse suficiente, ele foi convidado pela NASA a vir estudar nos EUA com a tenra idade de 8.

3. Paul Allen


Idade: 60 anos
QI: 170

Cofundador da Microsoft, Paul Allen obteve muito sucesso em transformar sua inteligência em riqueza. Dono de diversas companhias e times esportivos, Paul é a 48ª pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio estimado em US$ 14,2 bilhões (cerca de R$ 28,4 bi). Nem precisamos dizer que ele gabaritou o vestibular.

4. Rick Rosner


Idade: 53 anos
QI: 192

QI de 192… só pode ser um cientista, não? Não. Rick é, na verdade, roteirista de TV, e trabalha para o programa de Jimmy Kimmel, da ABC. Segundo suas contas, escreve 60 piadas por dia, mas só 2% entram no texto lido pelo humorista no início de cada noite.
Antes de ser roteirista, Rick também foi stripper, porteiro, garçom, modelo nu… Não o “gênio médio” que todos esperavam, certo? Para completar o pacote, Rick repetiu três vezes o último ano do ensino médio, porque queria “fazer amigos e arranjar uma namorada”. Se deu até ao trabalho de forjar documentos e mudar de nome para se inscrever em outras escolas – já que nem se quisesse repetiria de verdade algum ano escolar. Dificilmente alguém supera Rick em um teste de inteligência. Talvez Ung-Yong.

5. Garry Kasparov


Idade: 50 anos
QI: 190

Garry foi dono do titulo de campeão mundial incontestável de xadrez com 22 anos. Aposentado do esporte desde 2005, ele agora dedica seu tempo à política e literatura. Já concorreu à presidência da Rússia, criou o grupo United Civil Front e ocupou a posição de número 1 do mundo no xadrez de 1986 até 2005. Também é dono da mais alta classificação de todos os tempos (2.851) no jogo e recebeu por mais de dez vezes o Chess Oscars.

6. Sir Andrew Wiles


Idade: 60 anos
QI: 170

O matemático britânico Andrew Wiles é famoso por ter demonstrado, com a colaboração de Richard Lawrence Taylor, o Último Teorema de Fermat (UTF), em 1994/1995, amplamente considerado o problema matemático mais difícil do mundo. Recebeu 15 prêmios de reconhecimento por sua contribuição à matemática e à ciência, além do título de “sir” (Cavaleiros Comandantes da Ordem do Império Britânico).

7. Judit Polgar


Idade: 37 anos
QI: 170

O pai de Judit a criou, bem como suas irmãs, em um programa experimental de educação para tentar provar que crianças podiam alcançar realizações excepcionais se treinadas com foco desde tenra idade. Seu experimento foi um sucesso. Enxadrista desde os 5, aos 15 anos Judit bateu o recorde de Bobby Fischer por cerca de um mês e tornou-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. Mais uma criança prodígio da lista.

8. Christopher Irata


Idade: 30 anos
QI: 225

Um dos gênios americanos mais conhecidos, Irata chamou a atenção do mundo ao se consagrar o mais jovem (13 anos) ganhador da medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física. Aos 14 anos, Hirata entrou para a universidade, no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), e dois anos depois começou a trabalhar com a NASA em um projeto que explora a possibilidade de colonizar Marte. Esqueci de mencionar que ele obteve seu doutorado na Universidade de Princeton com 22 anos?

9. Terrence Tao


Idade: 37 anos
QI: 230

Com dois anos, enquanto a maioria de nós ainda estava tentando falar e andar direito, Tao já sabia aritmética básica. Com 9, já assistia aulas de matemática de nível universitário. Obteve seu doutorado na Universidade de Princeton com 20 anos. Já publicou mais de 230 artigos acadêmicos e foi o mais novo participante de uma Olimpíada Internacional de Matemática, ganhando o ouro com 13 anos.

10. James Woods


Idade: 66 anos
QI: 180

Este premiado ator americano também é muito inteligente. Fez aulas de álgebra na Universidade da Califórnia em Los Angeles quando ainda estava no ensino médio, até aceitar uma bolsa escolar para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Lá, resolveu ser ator, saiu da faculdade e nunca mais olhou pra trás. Só pra provar que realmente era bom em qualquer coisa, Woods recebeu duas indicações de Melhor Ator no Oscar e ganhou três Emmy Awards.

O que você achou?

8 comentários:

  1. mas observe ke desses ai acima alguns usam a inteligênçia pra coisas bem inúteis.. o ke prova ke não basta ser tão inteligente,mas sim o ke vc faz com o ke tem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50% das pessoas têm um QI entre 90 e 110
      2,5% das pessoas são superiores em inteligência, com QI acima de 130
      0,5% das pessoas são gênios (ou quase isso), com QI acima de 140
      2,5% das pessoas são deficientes mentais ou debilitadas, com QI abaixo de 70

      Vamos fazer uma conta de matemática básica.
      50 + 2,5 + 0,5 + 2,5 = 55,5%
      Agora a pergunta aonde estão os outros 44,5% da população? Será que são retardados mentais? Porque se sim explica muita coisa.

      Fica a dica ae campeão, antes de postar alguma coisa leia primeiro

      Excluir
    2. Bom, temos duas alternativas fáceis para sua pergunta:Os 44,5% a que se refere são as pessoas com QI entre 70 e 90, e entre 110 e 130. É só ler, interpretar e fazer cálculos. Talvez você esteja entre os últimos 2,5%.

      Excluir
  2. Que burro! Aprenda a escrever primeiro e depois fale mal dos que tem QI elevado!

    ResponderExcluir
  3. Bastante interessantes os critérios desta reportagem. Entre os 10 nomes citados, 7 aparecem diretamente relacionados à Física, Matemática ou raciocínio lógico. Estes critérios evidentemente não são desprezíveis, afinal a ciência é um dos sustentáculos do que entendemos por "cultura ocidental". Me chama a atenção, no entanto, que entre eles não haja nenhum representante das Artes ou das Ciências Humanas. Certamente há gênios em ambas as áreas (e.g., o recentemente falecido historiador Eric Hobsbawm, o sociólogo Jürgen Habermas etc.), mas este cruel "projeto" de associar a inteligência unicamente as habilidades lógico-matemáticas (e os três outros casos não provam o contrário) parece estar cada vez mais imbricado na ingênua e tecnocrática mentalidade contemporânea, para o qual essa reportagem tem a infelicidade de contribuir.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o segundo comentarista.

    ResponderExcluir
  5. Já de algum tempo os critérios de definição de inteligência vêm sendo contestados em função de outras variáveis. Inteligência lógico-matemática é somente uma das possibilidades. Considerem-se também outras vertentes de inteligência como a emocional, a espacial, etc. Lembrando que inteligência não é conhecimento, mas a capacidade de usar do conhecimento apreendido. FC

    ResponderExcluir
  6. QI ALTO MESMO TEM. ESSES CARAS QUE DISCUTEM AQUI NOS COMENTÁRIOS. *lembre-se que a frase foi escrita dessa forma propositalmente*

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...