2 de mai de 2013

Ilhas Salomão: o país onde os negros são naturalmente loiros



Nas Ilhas Salomão, cerca de 10% da população nativa, de pele negra, tem cabelo notavelmente loiro. Alguns insulares acreditam que a cor seria resultado da exposição excessiva ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes — mercadores europeus que passaram pelos arquipélagos.

Essas hipóteses, no entanto, foram derrubadas por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. A variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus.

— Este caso acaba com qualquer noção simplória que podemos ter sobre raça — revela o geneticista Carlos Bustamante. — Nós, humanos, somos lindamente diferentes, e esta é apenas a ponta do iceberg.

Bustamante e sua equipe publicaram as descobertas na edição desta semana da “Science”. Eles analisaram amostras da saliva de mais de mil insulares, com atenção especial para um subconjunto, formado por 43 louros e 42 pessoas de cabelos escuros.

Os pesquisadores conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação da cor do cabelo. Chamado de TYRP1, ele é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos. Sua variante encontrada nos cabelos louros dos habitantes das Ilhas Salomão não é encontrada no genoma dos europeus.

Veja mais fotos:





O que você achou?

6 comentários:

  1. O Belo nasceu lá.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, oq eu sei é q tem mt negro aqui no brasil abusando da agua oxigenada

    ResponderExcluir
  3. Gente desinformada..eu ke sou da antiga vou explicar: sempre soube disso daí,diz ke quando se misturam a raça negra ea branca,algumas vezes pode ocorrer esse fato curioso de nascerem crianças de pele morena e cabelos loiros,ke alguns chamam negro aço! É um fator genético,nada mais,semelhante ao ke ocorre quando pessoas morenas nascem com olhos claros,muito bonito por sinal! Esqueçam o preconceito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem leu a matéria, lamentável

      Excluir
    2. lê a matéria crlh antes de cagar pela boca.

      Excluir
  4. E eu jurando q a Beyoncé fosse americana, ÓIA!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...