11 de jun de 2013

Cidade inglesa remove semáforos e calçadas. Veja o que aconteceu:


A pequena cidade inglesa de Poynton, nos arredores de Manchester resolveu acabar com os sinais de trânsito e com as calçadas. A ideia é de que o gerenciamento do trânsito deveria ficar por conta do bom senso e da gentileza dos motoristas. Parece uma ideia completamente maluca, não é?

O senso comum diz que o trânsito da cidade deveria ficar caótico. No entanto, Poynton removeu os semáforos, sinalizações e calçadas das vias da principal praça da cidade e o resultado foi o contrário do que a gente imagina: o trânsito da cidade melhorou de forma impressionante.

Para mudar o desenho urbano, Poynton eliminou até mesmo a sinalização pintada no chão das ruas. O objetivo é aumentar a confiança entre motoristas e pedestres nesse espaço compartilhado. Quando pedestres, ciclistas e carros dividem o mesmo espaço, todos são obrigados a se locomover mais devagar.

Como isso melhora a velocidade do trânsito? As pessoas não ficam paradas em semáforos ou engarrafadas em congestionamentos. Cores diferentes indicam onde cada tipo de veículo deve trafegar. Já as conversões devem ser negociadas: isso obriga os motoristas a prestarem atenção uns aos outros. Acha que funcionaria aqui?

Veja como foi:

O que você achou?

1 comentários:

  1. show de bola seu site eu achei ele muito imponente os artigos estão ótimos! eu também tenho um site gospel, porém seu blog é d+++++++++++++....

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...