22 de jun de 2013

Saiba como como funcionam e quais são as armas não letais


Existem dois tipos de armas não letais no Brasil: as de uso restrito a agentes de segurança (controladas pelo exército), e aquelas liberadas para defesa pessoal, adquiridas facilmente por maiores de 21 anos munidos de RG e CPF. A pistola de choque, também chamada de taser (nome da empresa que inventou o produto no fim da década de 1990), enquadra-se na primeira categoria – assim como sprays de pimenta, munições de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral.


O grupo das armas consideradas “menos nocivas” e, portanto, acessíveis a qualquer consumidor, é formado por máquinas e bastões de choque, sprays que disparam uma gosma colante nos olhos do agressor (posteriormente removidos com óleo mineral), além das carabinas, pistolas e revólveres de pressão, popularmente chamados de espingarda de chumbinho

Ser de uso restrito ou não pouco importa. De acordo com especialistas no assunto, todos esses produtos carregam potencial de risco à saúde. A diferença entre o sucesso ou a tragédia, dizem, depende de quem opera a arma. Confira algumas armas "não letais":

Munição de Borracha


A tradicional bala de borracha é utilizada principalmente por tropas de choque da polícia para conter tumultos e rebeliões. O material não perfura a pele, mas seu impacto pode machucar e ser até fatal, caso atinja órgãos vitais e pontos sensíveis, como a garganta. O produto é de uso restrito da polícia.

Pistola de Choque


Também chamada de taser, o equipamento é uma pistola plástica que dispara dardos energizados. Essas pequenas lanças são ligadas a um fio e atingem até 11 metros de distância. A descarga elétrica chega a 50 mil volts e é possível dar descargas em sequência mantendo o gatilho sobre pressão.

O equipamento é de uso restrito da polícia, mas pode ser operado por empresas de vigilância e grupamentos de guardas metropolitanas, desde que autorizados pelo Exército.

Bastão ou Máquina de Choque



Tanto o bastão quanto a máquina de choque têm duas diferenças fundamentais com relação às pistolas de choque: não disparam dardos e, portanto, precisam ser encostados na pele ou na roupa da vítima; e são menos potentes, chegando a 20 mil volts, em geral.

São produtos para defesa pessoal com comercialização liberada, desde que o comprador tenha mais de 21 anos.

Bomba de Efeito Moral

Existem vários tipos: desde as que fazem barulho, até as que liberam fumaça colorida, passando pelas de gás lacrimogêneo. Essa última, por sinal, é a mais comum. Todas podem ser jogadas com a mão ou com uma arma lançadora. O produto é de uso restrito da polícia

Spray de Pimenta ou Colante

O spray de pimenta é empregado para dispersar tumultos. Utiliza um gás da pimenta capsaicina, substância que causa forte irritação nos olhos e nas vias respiratórias. Já o spray colante é destinado principalmente à defesa pessoal. Quando pressionado, libera uma gosma adesiva feita à base de óleo vegetal, não tóxica e biodegradável, que permite imobilizar e identificar indivíduos em momentos de confronto.

Enquanto o spray de pimenta é de uso restrito da polícia, o spray colante tem a comercialização liberada para maiores de 21 anos.

O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...