1 de jul de 2013

Impressora 3D poderá substituir o gesso no tratamento de fraturas


Eu já precisei usar um molde de gesso e eu sei o quão desagradável é, pelo fato de suar, coçar, ser pesado e volumoso… Mas com o avanço da tecnologia, principalmente com a novas impressoras 3D, que são capazes de criarem praticamente qualquer coisa, isso mudará. Um projeto chamado “Cortex” apresenta um novo conceito de gesso impresso em 3D.

A grande vantagem do Cortex está exatamente em sua leveza e sua ventilação. O molde também é lavável e pode ser feito com poliamida, um material mais leve que gesso. Depois de tudo, o material também pode ser reutilizado, coisa que não podemos fazer com o gesso.




O projeto e design do molde foi feito na Universidade de Wellinhton, na Nova Zelândia pelo Jake Evill com a ajuda do departamento de ortopedia da universidade. Sim, por enquanto o projeto é apenas um conceito, mas a grande ideia é desenvolver um software para receber as imagens do raio-x do paciente, receber também o escaneamento 3D do membro e criar o molde apropriado para o paciente.

É claro que não é um molde simples e leve, suas partes pesadas ficarão concentradas em torno da fratura do paciente. Portanto é possível criar o molde em duas partes, e depois montando com prendedores permanentes. E para retira-lo, teríamos que fazer da mesma forma com o gesso, serra-lo. Outra questão importante que devemos mencionar, é o tempo de uso do molde.




Jake explica que a impressão 3D do molde leva em torno de três horas, e um molde de gesso é criado em apenas nove minutos. Mas um molde de gesso, exige cerca de 72 horas para ficar totalmente firme. Com os avanços dessa nova tecnologia, poderá ocorrer uma grande redução de tempo necessário para imprimir o molde em um futuro próximo. Acho que não teremos mais assinaturas de nossos amigos nos gessos.

Via

O que você achou?

4 comentários:

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...