6 de nov de 2013

Descubra qual dos gêmeos é fumante


Pense nisso: a pele ao redor dos lábios dos fumantes parece mais velha antes e as chances de desenvolver bolsas ao redor dos olhos, rugas e papada precocemente também são maiores nas pessoas que fumam. O envelhecimento precoce fica bem claro ao observarmos fotos de gêmeos idênticos – um fumante e outro não.

Pesquisadores da Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, analisaram as diferenças entre os rostos de não fumantes e seus gêmeos fumantes e confirmaram uma antiga crença: fumar realmente faz você parecer mais velho do que realmente é.

Setenta e nove duplas de gêmeos com idades entre 18 e 79 anos foram fotografadas individualmente. As fotos foram divididas em duas categorias. O primeiro grupo era formado por um gêmeo fumante e um não fumante. O outro grupo era composto por fumantes, mas um dos gêmeos deveria fumar pelo menos cinco anos a mais que o outro.


No primeiro grupo, os pesquisadores afirmaram que os gêmeos fumantes pareceram mais velhos em 57% dos casos. No segundo, o gêmeo fumante há mais tempo parecia mais velho em 63% dos casos, ou seja, as diferenças de envelhecimento podem ser claras em apenas cinco anos de tabagismo.
Bahman Guyuron, que coordenou o estudo, explica que fumar diminui a formação de colágeno e reduz a circulação de sangue na pele. “A nicotina também reduz a espessura da pele. Todos esses fatores reduzem a elasticidade da pele e causam o envelhecimento prematuro”, conta.

Qual dos gêmeos abaixo é o fumante?


A mulher à esquerda fumou 17 anos a mais do que a da direita. Observe as diferenças da que fuma a mais tempo: mais rugas no lábio inferior e bolsas embaixo dos olhos.


Ambos são fumantes, mas o gêmeo da direita começou a fumar 14 anos antes do irmão.


A gêmea da direita é fumante, a outra não.


A mulher da esquerda nunca fumou. Sua irmã fumou por 29 anos. [CNN]

O que você achou?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Livremente! Apenas considere que:

(1) Discutir não é problema, desde que seja feito de maneira educada, respeitosa e que considere o direito do outro divergir.
(2) Palavras de baixo calão ou textos ofensivos serão apagados pela moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...